Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Porto: Fio da Palavra, 2014. 605 pp. ISBN: 978-989-8171-28-3
"A obra que o leitor tem entre mãos pretende ser uma recolha completa de todos os trabalhos escritos de Armindo de Sousa, publicados além dos seus livros ou capítulos de livros. Porque este historiador já partiu de entre nós há cerca de quinze anos, porque os seus trabalhos estão dispersos e são, quase todos, de difícil acesso, porque uma obra reunida ganha em unidade, em coerência e em inteligibilidade. Mas, acima de tudo, porque Armindo de Sousa foi um historiador de excepção; e se, em qualquer país, seria obrigatória a disponibilização da sua obra a um público alargado, do limitado e algo pobre panorama historiográfico português é quase um crime de lesa-inteligência que as páginas que ele nos deixou andem perdidas." (Luís Miguel Duarte)
Recensões - Revista do Centro de História da Sociedade e da Cultura, pp. 295-299.
recensão a VERGAMOTA, João Alberto Simão (2021). A nomeação e o sustento do clero paroquial em Portugal antes e durante a monarquia constitucional (1820-1910). Madrid: Ediciones Universidad San Dámaso, 438 pp., ISBN: 978-84-17561-39-02022 •
Recensão a VERGAMOTA, João Alberto Simão (2021). A nomeação e o sustento do clero paroquial em Portugal antes e durante a monarquia constitucional (1820-1910). Madrid: Ediciones Universidad San Dámaso, 438 pp., ISBN: 978-84-17561-39-0 in:
aPátria - Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa | ISSN 2184-2957
As Cortes medievais portuguesas como forma de Parlamento.2021 •
presente ensaio procura explicar a visão de Armindo de Sousa sobre as cortes medievais enquanto primeira forma de parlamentarismo, enunciando os pressupostos que sustentam a sua tese através da sua comunicação aos alunos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto na cerimónia de abertura do ano lectivo de 1990-1991. Convém alertar o leitor que se trata de uma tese actual, ensinada nas universidades. Assim, o texto de Armindo de Sousa, “O Parlamento Medieval Português – Perspectivas Novas” explana a sua concepção acerca das Cortes medievais dos finais da Idade Média enquanto sub-estrutura da política global portuguesa de natureza parlamentar. Fá-lo à luz de novas perspectivas que se afastam da historiografia tradicional, imbuída de um espírito essencialmente jurídico. A tese de Armindo de Sousa permitiu que esta documentação demonstrasse como se pensava e se percepcionava a sociedade na época no âmbito das cortes, uma visão alcançada por um estudo multidisciplinar que envolveu áreas tão distintas como a Antropologia, a Sociologia ou a Psicologia Social.
Governar a Cidade na Europa Medieval | The Governance of Medieval European Towns
ANDRADE, Amélia Aguiar e SILVA, Gonçalo Melo da (coords.), Governar a Cidade na Europa Medieval | The Governance of Medieval European Towns. IEM: Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2021. ISBN: 978-989-54529-6-5 (IEM) | 978-972-9040-19-1 (C. M. de Castelo de Vide).Apesar dos constrangimentos vividos foi possível reunir um conjunto de 19 artigos - apenas um resulta de uma lição apresentada na Escola de Outono - produzidos por 20 investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda e Rússia, cujas apresentações integraram o programa das Jornadas. Todos beneficiaram dos comentários e achegas dos animados debates que as diferentes sessões geraram e dos contributos valorativos dos avaliadores que colaboraram com o desenvolvimento desta obra. Os estudos abrangem predominantemente o espaço peninsular, entendido nas suas distintas unidades políticas cristãs e, ainda que em muito menor grau, o AI-Andalus, sendo que outros incidem sobre paragens mais distantes, como o Magreb, a Inglaterra, a Flandres e Roma. As cronologias trabalhadas privilegiam os séculos finais da Idade Média, algo esperável, uma vez que, para a Península Ibérica, a documentação tardo-medieval cresce em quantidade e qualidade para o estudo de quase todas as temáticas urbanas.
O objectivo da presente dissertação passa por transcrever, analisar e problematizar os Capítulos Gerais das Cortes de Coimbra e Évora de 1472-73, nos finais do reinado de Afonso V. Para tal, introduzimos o tema do estudo do discurso político com uma abordagem cronológica ao nascimento das instituições e órgãos parlamentares, onde incluímos, para além de Portugal, Leão e Castela e Inglaterra. São depois evidenciados os momentos deliberativos das Cortes na Dinastia de Avis – o seu nascimento e a sua extinção. De seguida, introduzimos o objecto de estudo com uma breve abordagem à actividade parlamentar no tempo de Afonso V, dividido por antecedentes, período de regência de D. Leonor de Aragão e de D. Pedro, Duque de Coimbra, e finalmente o seu reinado de facto. Concluímos este trabalho com um capítulo inteiramente dedicado ao tratamento da informação e da retórica nos capítulos, respostas e preâmbulo das Cortes de 1472-73. Complementámos com a acoplação em anexo da documentação transcrita, do desdobramento desses textos através de tabelas analíticas e uma base de dados em suporte digital. The purpose of this dissertation involves transcribing, analyzing and questioning the General Chapters of the Cortes of Coimbra and Évora in 1472-73, at the the end of the reign of Afonso V. For this purpose, we introduce the topic of the study of political discourse with a chronological approach to the birth of institutions and parliamentary bodies, where we include, in addition to Portugal, Castile and León and England. Then are highlighted deliberative moments of Cortes in the Avis dynasty - his birth and extinction. Then introduced the subject of study with a brief approach to parliamentary activity under Afonso V, divided by background, period of regency of Leonor of Aragon and Pedro, Duke of Coimbra, and finally his reign. We conclude this work with a chapter devoted entirely to the treatment of information and rhetoric in chapters, answers and preamble of the Cortes of 1472-73. Complemented with the addition of the transcribed attached documentation, the unfolding of these texts by analytical tables and a database in digital form.
Os Presidentes do Parlamento Português - Estado Novo (1935-1974): Assembleia Nacional e Câmara Corporativa.
"Eduardo Augusto Marques, 1867-1944", 2015, In F. de Sousa e C. M. Pereira. Os Presidentes do Parlamento Português: Volume III - Estado Novo (1935-1974). Lisboa: Assembleia da República. P. 213-236.2015 •
"O contexto em que Eduardo Augusto Marques iniciou a sua carreira militar foi marcado pelo reforço da colonização portuguesa em África, motivado pela independência do Brasil (1822), pelas atividades promovidas pela Sociedade de Geografia de Lisboa (1875), e pelas guerras de pacificação e ocupação de África, que ocorreram nos finais do século XIX e se estenderam até aos inícios do século seguinte. (...) O general Eduardo Augusto Marques teve um papel importante enquanto procurador e Presidente da Câmara Corporativa (...). As ideias que defendeu e as posições que exerceu no âmbito da Câmara Corporativa remetem‑nos para alguns dos assuntos mais importantes da política nacional que estiveram em discussão durante o período estadonovista, tornando‑o assim uma figura histórica incontornável da sociedade portuguesa".
Na Inglaterra do século X\ I. uma questão legal relativamente simples podia, muitas vezes, le-var os juristas a discussões que pa-receriam mais apropriadas a um teólogo se não dissessem respeito à pessoa do rei, ou, mais exata-mente, aos dois corpos do rei. Se-gundo uma doutrina aceita por todos, o rei possuía um corpo natural , como qualquer outro homem. e, além disso, um "corpo místico. invisível e imortal, incapaz de qual-quer imperfeição. Até certo ponto, isso não era completamente novo, nem carac-terístico do absolutismo da dinas-tia Tudor. Textos bem mais antigos, escritos em plena Idade Média, já se referiam à "pessoa dupla do rei, uma proveniente da natu-reza, outra conferida pela graça de Deus. Até mesmo nas repre-sentações iconográficas da pes-soa do rei a mesma ideia é repe-tida. Na página de rosto de um Evangelho do século X, por exem-plo, vemos a cabeça do impera-dor Otto II encaixada na inter-seção de duas auréolas: a que en-volve seu corpo e a que vem dos céus envolvendo a mão que, do alto. abençoa o soberano. Em grande medida, porém, a mística dos ""dois corpos do rei* é algo completamente inédito. Há um centro na doutrina que não pode ser assimilado a nenhuma das representações do poder en-contradas no período medieval. Não se trata de afirmai' a presença, nu-ma só pessoa, de capacidades es-pirituais e temporais. Trata-se, is-to sim, de afirmar a existência de dois corpos, de dar tratamento ju-rídico diferenciado a cada um de-les e de decidir, em cada caso, qual dos dois deve ser responsabiliza-do por uma determinada ação. É a história da lenta e tortuosa ges-tação dessa "doutrina mística' secular que Kautorowicz irá contar ao leitor. Emst Hartwig Kantorowicz nas-ceu em Posen, na Alemanha, em 1895, e faleceu em Princeton, nos Estados Unidos, em 1961. Em 1927, publicou seu primeiro li-vro, uma biografia de Frederico II, imperador da Sicília. 0 perfil do biografado fez com que o livro fizesse sucesso nos círculos de di-reita da Alemanha às vésperas do nazismo. Já o autor, judeu, logo teria de refugiar-se nos Estados Unidos, onde dedicou os últimos vinte anos de sua vida a escrever Os dois corpos do rei.
Palimage, Coleção Raiz do Tempo
https://www.palimage.pt/obra/pina_manique_um_reformador_no_portugal_das_luzes/e-book/2018 •
Geopolitics under Globalization
“Rollin’ on the River”: what economic and political factors caused restoration of service for the Gee’s Bend public ferry?The Journal of Tehran University Heart Center
Cardiac variables as main predictors of endotracheal reintubation rate after cardiac surgery2013 •
2007 •
2022 •
Glycoconjugate Journal
Detection and characterization of a sialoglycosylated bacterial ABC-type phosphate transporter protein from patients with visceral leishmaniasis2009 •
Revista Ces Medicina
Prevención de la osteoporosis en el climaterio1992 •
1997 •
2017 •
Journal of Geophysical Research: Oceans
Evidence of Freezing Pressure in Sea Ice Discrete Brine Inclusions and Its Impact on Aqueous‐Gaseous Equilibrium2019 •
2017 •
Astronomy & Astrophysics
Spatially–resolved spectrophotometric analysis and modelling of the Superantennae2003 •
American Heart Journal
Detection of periodontal bacteria in thrombi of patients with acute myocardial infarction by polymerase chain reaction2012 •
Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação Journal of Information Systems and Technology Management
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PORTAL GLOBO.COM: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY EVALUATION OF THE GLOBO.COM PORTAL EFFICIENCY: A CASE STUDY IN LIGHT OF THE FUZZY SET THEORY2010 •
Journal of Security and Sustainability Iss
Creation of an Intellectual Property Court in Ukraine: Protection of Intellectual Property Rights in a System of Economic Security of a Country2020 •
2018 •
Civil Engineering Journal
Sustainable Development in Cities: A Qualitative Approach to Evaluate Rating Systems2018 •
Tér és Társadalom
Ukrajnai menekültválság és a belső menekültek helyzete a Beregszászi járás határ menti településein 2022-ben2023 •
Journal of Adolescent Health
Adolescents and Youth Friendly Health Center. Comprehensive and Primary Health Care Center. Nnamdi Azikiwe University Teaching Hospital Nnewi. Nigeria2017 •
Innovative Information Systems Modelling Techniques
An Architecture-Centric Approach for Information System Architecture Modeling, Enactement and Evolution2012 •